SOBRE

A recuperação das florestas nativas é uma preocupação mundial. Em especial no Brasil, existem várias ações envolvendo setores da sociedade, voltadas para conservar as florestas existentes e recuperar áreas degradadas. A recuperação das florestas esta diretamente ligada a manutenção dos recursos hídricos, conservação da biodiversidade e sequestro de gás carbônico com redução do efeito estufa. As florestas prestam estes serviços ambientais, importantes para a qualidade de vida da população.

O processo de recuperação de florestas nativas demanda conhecimento especializado, no sentido de evitar ações inadequadas tais como: plantio de espécies não pertencentes a um determinado bioma ou que não são adaptadas para o tipo de solo ou clima. Além disso, é necessário conhecimento para ações de combate a formigas cortadeiras, eliminação de ervas daninhas, preparo de solo, adubação, plantio e irrigação. Também fundamental no processo de restauração é utilizar mudas nativas de alto padrão, que tenham vigor para sobreviver ao estresse da mudança das condições de viveiro para o plantio no campo. As mudas também necessitam ter origem de matrizes de boa procedência e com variabilidade genética.

A LUCUS se propõe a apoiar empreendimentos florestais sustentáveis, utilizando conhecimento científico e práticas adequadas, assegurando o alcance dos resultados esperados para cada projeto. Na fase de elaboração do projeto e planejamento a LUCUS atenta para as especificidades de cada ambiente, contemplando espécies arbóreas aptas, utilização de mudas de qualidade e práticas de implantação adequadas à condição local.